28_Condor wrote:
Hum, um argumento bom, talvez, em relação a educação de uma criança, de um adulto jamais!
A coerção existe exatamente para os adultos, justamente pq supoem-se já terem discernimento suficiente para não fazerem besteira. Coerção é o direito que o Estado tem de usar a força. No caso que estamos falando a força da lei. Instrumento usado por todos os países, sem exceções.
"Dura lex sede lex".
Não é o momento para voto facultativo, nosso país está em ascensão. Vivemos um período de estabilidade econômica e crescimento. Se adotarmos o voto facultativo, há risco de termos um retrocesso. Eu não quero pagar para ver. Não é hora de nos arriscarmos.
O mundo está passando por um período de instabilidade e temos a chance de ao final da crise, sairmos mais fortes. Aos poucos o povo vai aprendendo a votar. Eu acredito inclusive, que existam outras prioridade na reforma política do que o voto facultativo.
Por exemplo: Acabar com esse multipartidarismo, o voto proporcional e estabelecer o voto por distrito.
Um dos maiores probelmas está justamente no voto proporcional, pois não estamos elegendo aqueles a quem damos nosso voto.
Voto por direito é para quem entende o significado. Esses amigão, são muito poucos.
PS: Vale lembrar que no Brasil o voto obrigatório foi uma evolução. O voto obrigatório foi instituído no Código Eleitoral de 1932 (o mesmo código que adotou o sufrágio universal e o voto feminino). Retornar hoje ao voto facultativo será um retrocesso.
É voltar a época do voto de cabresto, a era do coronelismo, mas em uma proporção muito maior, ao invés de carro de boi para levar peão para votar, teremos ônibus e caminhão parado na porta da favela para levar ignorantes a votar em quem estiver pagando mais.
Aquele cara que não mudou seu título de eleitor, pois foi tirado lá na baixada e hoje mora na zona norte, não irá até a baixada para votar. O mesmo acontecendo com aquele mais desafortunado que não tem dinheiro para pagar a condução.
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira