Filmando a Guerra da Indochina

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Filmando a Guerra da Indochina

Post by 21_Sokol1 »

Muito interessante o trabalho dos cameraman franceses. Trabalho nota 10.

Indochina, la guerre oubliée.

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Re: Filmando a Guerra da Indochina

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Grande achado, titio Sokol! Muito raro encontrar documentários sobre essas guerras esquecidas com tão boa qualidade. Esse vai pro acervo :clap:

Como diria Churchill aos franceses: "Não contem comigo.Sofri Singapura, Hong-Kong, Tobruk. Os franceses sofrerão Diên Biên Phù.". Diên Biên Phù foi a batalha mais longa, a mais furiosa, a mais mortífera do pós-Segunda Guerra Mundial. Franceses e americanos cogitaram usar a bomba-atômica para tentar dar um fim ao conflito. :tmi:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
Ernst

Post by Ernst »

Muito bom. Mostra que a situação na região estava ruim muito antes do início da Guerra do Vietnã. Antes dos EUA a França também saiu derrotada do conflito.
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Aproveitando o tópico, alguém saberia me informar onde posso encontrar este filme? Por ter o mesmo nome da batalha (Die Bien PHu) é difícil uma busca a seu respeito.

Dien Bien Phu (1992)

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Algumas locadoras aqui do "interior" tinham este filme.

Curiosidade, o diretor deste filme - Pierre Schoendoerffer - é um dos cameraman do documentário do Youtube. Ele estava lá, foi ferido, evacuado e depois de medicado pediu apra voltar, saltando de paraquedas. Suas filmagens de 5 de maio foram perdidas, alguns rolos salvos por um cameraman soviético. Ele outros filmes e documentários relacionadas à Indochina e à Guerra do Vietnam.

Já assisti uns 3 ou 4 bons filmes sobre a Guerra da Indochina.

Bom, o Diên Biên Phú: como sempre o filme ganhou um "nome" por aqui:
Diên Biên Phú - A última Batalha da Indochina.
Tem um DVD original (usado) no M.Livre, tambem no todaoferta.uol.

BTW - Diên Biên Phú não foi a última batalha (nem a última derrota) dos franceses na Indochina, embora tenha sido a maior. A última foi a Batalha de Mang Yang Pass (ou Batalha de An Khe), a destruição do G.M. 100 (Groupement Mobile No. 100), que é citada na abertura do filme "Fomos Herois" de 2002 - sobre a Guerra (americana) do vietnam.

Quem gosta de história militar e arranha um ingles, no book.google tem para leitura online o excelente livro "Street without joy" do Bernard B.Fall que descreve de maneira brilhante a tragédia da França na Indochina.

Image

Aproveitando, este documentário vale a pena comprar.:

http://www.blurayshop.com.br/battlefiel ... ray-b4719/

Sokol1
Redsoldier

Post by Redsoldier »

Pqp sokol, coletânia vietnam!? Muito bom!
Aproveitando o tópico, houve algum cameraman francês (ou mesmo ocidental) que esteve junto ao NVA e aos Vietcongs durante a intervenção americana no Vietnam?

Além disso, algum material conhecido sobre a ocupação japonesa no Vietnam?

Many thanks.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Bom, eu tenho um livro do Wilfred G. Burchett - Vietnam, a guerrilha vista por dentro - que relata o periodo que passou junto com a F.N.L (Vietcong), mas foi basicamente antes da intervenção oficial americana (1965).

Tem partes do livro aqui: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_ma ... p?mat=1827

Já cameramans ou fotografos o VC e o NVA tinham os seus, no Youtube tem um vídeo produzido pelo exército dos USA em 66/67 "Vietcong, conheça seu inimigo" produzido com material filmado capturado do Vientcong/ENV. Em certas areas haviam tambem fotografos russos, alemães orientais... mas duvido que la no meio da selva regada por bombas americanas. :P

A relativamente pouco tempo foi lançado um DVD com fotos inéditas de vários fotografos "do outro lado da colina" - alguns negativos permaneceram escondidos enterrados por vários anos.

Image

Sobre a ocupação japonesa nunca vi muita coisa, já que com a França metropolitana rendida aos alemães o governo local se pos a disposição dos Japoneses, que manteve em mãos francesas as funções policiais até quase o final da guerra, quando então detiveram as guarnições francesas.
O Vietmin de Ho Chi Min opôs resistencia aos Japoneses - ouve mesmo incentivo do OSS americano - mas nada muito significativo.

Sokol1

Sokol1
Redsoldier

Post by Redsoldier »

21_Sokol1 wrote:Bom, eu tenho um livro do Wilfred G. Burchett - Vietnam, a guerrilha vista por dentro - que relata o periodo que passou junto com a F.N.L (Vietcong), mas foi basicamente antes da intervenção oficial americana (1965).

Tem partes do livro aqui: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_ma ... p?mat=1827

Já cameramans ou fotografos o VC e o NVA tinham os seus, no Youtube tem um vídeo produzido pelo exército dos USA em 66/67 "Vietcong, conheça seu inimigo" produzido com material filmado capturado do Vientcong/ENV. Em certas areas haviam tambem fotografos russos, alemães orientais... mas duvido que la no meio da selva regada por bombas americanas. :P

A relativamente pouco tempo foi lançado um DVD com fotos inéditas de vários fotografos "do outro lado da colina" - alguns negativos permaneceram escondidos enterrados por vários anos.

Image

Sobre a ocupação japonesa nunca vi muita coisa, já que com a França metropolitana rendida aos alemães o governo local se pos a disposição dos Japoneses, que manteve em mãos francesas as funções policiais até quase o final da guerra, quando então detiveram as guarnições francesas.
O Vietmin de Ho Chi Min opôs resistencia aos Japoneses - ouve mesmo incentivo do OSS americano - mas nada muito significativo.

Sokol1

Sokol1
Vlw sokol. Eu tinha visto algumas fotos (aparentemente bem raras) no mp.net de uma guarnição de vietnamitas sob comando dos japoneses (queria saber, inclusive, quais unidades eram essas) e eu pensei que ele tivesse tirado as imagens de algum livro...

É uma pena que não houvessem muitas footages vietnamitas das operações como a ofensiva da primavera do lado do NVA, queria muito ver como era a coordenação das coisas do outro lado...

Vlw
Post Reply