Ajuda: Programa para limitar banda por IP individual

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano

Ajuda: Programa para limitar banda por IP individual

Post by 36_Killer-Ants »

S!

É o seguinte a galera do meu escritório resolveu "empurrar o pé" nos downloads de vídeo-piadas e outras porcarias, isso está deixando a rede lenta para o acesso a web (usamos um modem speedstream roteado). Tem gente sofrendo para enviar e receber um e-mail mais carregado.

O pessoal não se sensibiliza e não vou mais perder tempo conversando, quero pôr um gargalo individual em cada IP de acordo com a necessidade de banda de cada um.

Alguém com mais experiência no gerenciamento de redes poderia me dar uma luz?

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
07_Phantom
Veterano
Veterano

Post by 07_Phantom »

Não conheço os modens ADSL mas acredito que deve existir algum com possibilidade de estabelecimento destes limites, procure por modems com suporte a pipes.

Uma outra solução, e essa já fiz e funciona, seria colocar um computador como roteador e nele criar os limites (pipes). Por exemplo, vc pega uma máquina velha e instalar um Unix Like (eu fiz com freebsd), nele vc coloca duas placas de rede. A primeira vc liga no modem adsl (inclusive, tb existem scripts que mantem a conexão no ar) e a outra no seu concentrador de rede (hub, swicht etc.).

A maioria dos firewalls para o ambiente unix like tem suporte a criação de pipes. No IPFW, o firewall do FreeBSD, funciona assim:

ipfw add pipe 10 tcp from 192.168.1.2 to any

ipfw pipe 10 config bw 30Kbit/s

Nesses comandos ai vc definiu o pipe número sendo o "cano" para o IP 192.168.1.2 e depois limitou esse "cano" a 30kbits por segundo.

Se decidir usar o BSD e precisar de ajudar é só avisar ;)
SP!
Phantom
Post Reply