Triste Notícia - Frugalsword Out

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
DocFlyer

Triste Notícia - Frugalsword Out

Post by DocFlyer »

Uma da mais respeitadas páginas, que iniciou seus fóruns baseados no aficcionados pelo conjunto "HOTAS COUGAR" e os antigos "FLCS+TQS16", aparentemente fechou o Site... :-? :sad: :cry:

Junto com esta havia, não apenas informações relativas aos conjuntos que citei, mas um moooooooooooonte de outras informações importantes para os simuleiros, pitbuilders e fãs de DIY.
Tinha posts meus e de vários outros amigos, incluindo Sokol é claro.
Sobrou alguns materias interessantes que salvei... o resto se foi...

Para os que tem o HOTAS COUGAR, não há preocupação pois vários softwares e drivers inclusive os últimos que operam no Vista e W7 estão disponíveis na http://ts.thrustmaster.com/eng/index.php?pg=files_faq

Não é o fim do HOTAS, vejam bem: :-D
1-O HOTAS pode ser "modado" na parte mecânica e fica muuuito bom, com hall sensor então Bah!!!.
2-Pode ser modado na parte de interface com a BU0836 e outras.
*Obs que a placa dele ainda tem muitos anos de funcionamente frente aos ultimos sistemas operacionais e avanços de hardware.
3-Não confio nas FFB ou Force Sensor, são muito sensíveis, tem aqueles que gostam da coisa tremendo ou dura na mão :* .
4-Meu velho FLCS+TQS(atualizado com BU) funcioanam muito bem.
5-Finalizando, nos Sayteks e Logitechs teremos de pagar muuuuuito cara pra ver se vale a pena, prefiro as soluções DIY para o HOTAS. :D

DOC :ok
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Sei lá, de uns cinco anos para cá a Frugalsworld se tornou muito obtusa...
Mas acho que estão trocando o servidor.
Não é o fim do HOTAS,
Com o G940 com uma aparencia descente, dual throttle e FF, o X65F "all metal" imitando controles de F-35... ou a Thrustmaster troca o metal da cruzeta do Cougar, e coloca sensor HALL (que atualmente custa muito barato) no lugar dos pots de U$ 0,10 ou só "xiiita por F-16" continuara comprando o Cougar...
1-O HOTAS pode ser "modado" na parte mecânica e fica muuuito bom, com hall sensor então Bah!!!.
É, mas são 230.00 do HOTAS + 450.00 do UberNXT + 150.00 do HALL do CubPilot ~ 830.00 U$...
Se quiser o MOD FSSB com sensor de força no lugar do uberNXT são 450.00 ... Euros.
Coisa para "xiiita por F-16"... :-P
2-Pode ser modado na parte de interface com a BU0836 e outras.
Isso não é intressante, pois perderia a melhor caractererstica do Cougar, a capacidade de programação (que se dizem perder só para o CH Mannager) dos botões, HATS e eixos, com lógica avançada e que é armazenada em memória interna, não depende de software rodando em background...
*Obs que a placa dele ainda tem muitos anos de funcionamente frente aos ultimos sistemas operacionais e avanços de hardware.
Desde que continuem desenvolvendo drivers, não a razão para mecherem na placa, pois nos últimos 10 anos a eletronica de joysticks só piorou, pegue um CH - que é feito do mesmo jeito desde o começo da decada, vera que usa um microcontrolador PIC, pegue um Saitek ou Logitech/Thrustmaster "entry-level", o microcontrolador é aquela bolinha de ceramica preta igual tem em calculadora de R$ 5,00... isso aliado a tal de globalização só tem piorado os "guts" dos sticks.

O G940 usa sensor HALL "3D" no eixos X e Y, ou seja aquele de 3.00 U$ (no varejo) da Melexis... nos outros eixos, eu aposto que são os mesmos pot's usados no Logitech 3D PRO (ou qualquer joy Ching Ling)... pode esperar para daqui a uns 6 meses a choradeira...

Alem disso o plástico de que são feitos estes joysticks atuais parece plastico de reciclagem... Se voce desmontar um Saitek e não tomar cuidado as torres para os parafusos vão se desmanchar...
4-Meu velho FLCS+TQS(atualizado com BU) funcionam muito bem.
Mecanicamente, o F22PRO/F16 FLCS são superiores ao Cougar, aposto que voce nunca viu - e nem vera o Gimbal de um deles quebrado... mas estes joys, alem da aparencia (F-16 lookalike) só tem em comum com o Cougar o "sobrenome", pois a Thrustmaster (Guilmont francesa) que fabrica Cougar não é a mesma Thrustmaster (Americana) que fabricava o FLCS ...

A proposito, praticamente ninguem (bom, tem eu :-P ) responde perguntas sobre este joys (FLCS) la na Frugals... :oops:

A nível de software, depois que a CH "comprou" o Bob Church, é zero de Help.

A esperança nesta area é que os "cavalos de carroça com viseira" da CH Products façam algumas mudanças (solicitadas pelos usuários) no Fighterstick (gatilho com 2 estagios, pinkie, apoio de mão com altura regulável...) e um dual Throttle com "rotaries" e aparencia de Throttle, pois aquela escultura de batata chamada PRO Throttle... :roll:

O mercado de joystick só melhorara mesmo se os Russos conseguirem vender seus projetos (com rolamentos, MaRS autocentralizadores...) para algum fabricante la na China... que não use material reciclado.
;)

Sokol1
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Com o G940 com uma aparencia descente, dual throttle e FF, o X65F "all metal" imitando controles de F-35... ou a Thrustmaster troca o metal da cruzeta do Cougar, e coloca sensor HALL (que atualmente custa muito barato) no lugar dos pots de U$ 0,10 ou só "xiiita por F-16" continuara comprando o Cougar...
Cmtes, acho que não me fiz entender.

Eu apenas quis ressaltar que ainda dá pra usar muuuuito bem um HOTAS ou outros equipamentos com um upgrade barato.
P: O que discutimos neste fórum?
R: Tentar tornar acessível aos simuleiros o que temos disponível através de soluções "DIY". Faça você mesmo.
Realmente as propostas da Logitech e da Saitek aparentemente estão realizando o desejo dos aficcionados por simulação mas...
1-Tenho profunda preocupação com o mecanismo e a interface de controle :shock: . Principalmente por uma peça chamada "Suporte da Empresa".
Ex: Tenho um "Top Gun Afterburner FFB da TM" novíssimo que a interface geralmente conflitante não centraliza corretamente, gastou o mecanismo e agora já passou a garantia. :cry: (vou tirar uma foto e posto aqui da m :( que ficou).

2-A que preço chegará ao nosso mercado? Quantos vão abandonar a simulação pelo custo da brincadeira? 2000R$? O pessoal anda fazendo manche até de cabo de vassoura :lol: :lol: :lol:

3-Ofereça pra quem tem um HOTAS, 300R$ e veja se alguém vende :-?

4-A proposta de "moda-lo" é enfatizar aquilo que disse antes "Tentar tornar acessível aos simuleiros o que temos disponível através de soluções "DIY". Faça você mesmo."
Ex:Com um projeto simples ele pode ser fresado em qualquer tornearia por um preço acessível, e colocado sensores hall. (num próximo post faço um levantamento aproximado de custo)

5-Quanto a interface original do Cougar, justamente acredito que durará muitos anos pois é uma das suas melhores caracteristicas e tão somente proponho "moda-lo" em caso da placa pifar (o que eu nunca ví) :o

6-Concordo inteiramente...
O G940 usa sensor HALL "3D" no eixos X e Y, ou seja aquele de 3.00 U$ (no varejo) da Melexis... nos outros eixos, eu aposto que são os mesmos pot's usados no Logitech 3D PRO (ou qualquer joy Ching Ling)... pode esperar para daqui a uns 6 meses a choradeira...
7-Concordo parcialmente...
A proposito, praticamente ninguem (bom, tem eu :-P ) responde perguntas sobre este joys (FLCS) la na Frugals... :oops:
Eu não criei nem respondí, mas perguntei em alguns posts sobre transferência dos "FLCS B50 profile" para o Cougar. :)
E a página continua fora da net :sad:

Pois é Sokol, como um amigo me falava, nos vamos ficando velhos e os nossos brinquedos caros. ;)

Att Doc.:ok
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Eu apenas quis ressaltar que ainda dá pra usar muuuuito bem um HOTAS ou outros equipamentos com um upgrade barato.
Fiquei curioso, poderia dar exemplos de quais seriam estes HOTAS e esse upgrate barato?

Sokol1
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Citação:
Fiquei curioso, poderia dar exemplos de quais seriam estes HOTAS e esse upgrate barato?

Quando disse "um HOTAS" estava me referindo ao Cougar mas estou projetando um mecanismo onde pode ser aplicado qualquer "Grip".
O valor aproximado deste mecanismo foi cotado em R$ 270,00.
Acho que é bem razoável o valor.
Quanto a outros equipamentos e upgrades, podemos ver os trabalhos do Matos ou do Tche Loko ou esse aqui... conheces???:D
Image
Depois dos problemas que tive e ainda estou resolvendo sobre o GENJOY, realmente dá vontade de apenas comprar lá fora e os outros que se virem.
Mas pra quem faz pesquisa num pais latino-americano, como é o meu caso, é normal essas situações.
Minha vontade, acredito que a sua também, é fornecer algumas soluções para quem não pode comprar equipamentos caros...
E a vontade de contruir, DIY, vai de cada um. Só lançamos as sementes.

:ok DOC
Post Reply