Sei lá, de uns cinco anos para cá a Frugalsworld se tornou muito obtusa...
Mas acho que estão trocando o servidor.
Não é o fim do HOTAS,
Com o G940 com uma aparencia descente, dual throttle e FF, o X65F "all metal" imitando controles de F-35... ou a Thrustmaster troca o metal da cruzeta do Cougar, e coloca sensor HALL (que atualmente custa muito barato) no lugar dos pots de U$ 0,10 ou só "xiiita por F-16" continuara comprando o Cougar...
1-O HOTAS pode ser "modado" na parte mecânica e fica muuuito bom, com hall sensor então Bah!!!.
É, mas são 230.00 do HOTAS + 450.00 do UberNXT + 150.00 do HALL do CubPilot ~ 830.00 U$...
Se quiser o MOD FSSB com sensor de força no lugar do uberNXT são 450.00 ... Euros.
Coisa para "xiiita por F-16"...
2-Pode ser modado na parte de interface com a BU0836 e outras.
Isso não é intressante, pois perderia a melhor caractererstica do Cougar, a capacidade de programação (que se dizem perder só para o CH Mannager) dos botões, HATS e eixos, com lógica avançada e que é armazenada em memória interna, não depende de software rodando em background...
*Obs que a placa dele ainda tem muitos anos de funcionamente frente aos ultimos sistemas operacionais e avanços de hardware.
Desde que continuem desenvolvendo drivers, não a razão para mecherem na placa, pois nos últimos 10 anos a eletronica de joysticks só piorou, pegue um CH - que é feito do mesmo jeito desde o começo da decada, vera que usa um microcontrolador PIC, pegue um Saitek ou Logitech/Thrustmaster "entry-level", o microcontrolador é aquela bolinha de ceramica preta igual tem em calculadora de R$ 5,00... isso aliado a tal de globalização só tem piorado os "guts" dos sticks.
O G940 usa sensor HALL "3D" no eixos X e Y, ou seja aquele de 3.00 U$ (no varejo) da Melexis... nos outros eixos,
eu aposto que são os mesmos pot's usados no Logitech 3D PRO (ou qualquer joy Ching Ling)... pode esperar para daqui a uns 6 meses a choradeira...
Alem disso o plástico de que são feitos estes joysticks atuais parece plastico de reciclagem... Se voce desmontar um Saitek e não tomar cuidado as torres para os parafusos vão se desmanchar...
4-Meu velho FLCS+TQS(atualizado com BU) funcionam muito bem.
Mecanicamente, o F22PRO/F16 FLCS são superiores ao Cougar, aposto que voce nunca viu - e nem vera o Gimbal de um deles quebrado... mas estes joys, alem da aparencia (F-16 lookalike) só tem em comum com o Cougar o "sobrenome", pois a Thrustmaster (Guilmont francesa) que fabrica Cougar não é a mesma Thrustmaster (Americana) que fabricava o FLCS ...
A proposito, praticamente ninguem (bom, tem eu

) responde perguntas sobre este joys (FLCS) la na Frugals...
A nível de software, depois que a CH "comprou" o Bob Church, é zero de Help.
A esperança nesta area é que os "cavalos de carroça com viseira" da CH Products façam algumas mudanças (solicitadas pelos usuários) no Fighterstick (gatilho com 2 estagios, pinkie, apoio de mão com altura regulável...) e um dual Throttle com "rotaries" e aparencia de Throttle, pois aquela escultura de batata chamada PRO Throttle...
O mercado de joystick só melhorara mesmo se os Russos conseguirem vender seus projetos (com rolamentos, MaRS autocentralizadores...) para algum fabricante la na China... que não use material reciclado.
Sokol1