Como sobreviver no PTO

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Como sobreviver no PTO

Post by 44_Santo »




Gostei muito destes vídeos de treinamento. :)

No IL-2 é muito difícil simular essas táticas históricas e muito eficientes, primeiro porque as AI's são muito burras e fazem sempre a mesma coisa independentemente do avião que estão usando.
Elas ficam tentando disputar na curva com o Zero e o pior é que ainda ganham. :P :D
Jogando online é cada um pra si, então quem joga de azul nunca vai perder um dogfight contra um F4.
A única opção para os F4 é atirar de frente, mergulhar e fugir. :)




santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 21_Sokol1 »

então quem joga de azul nunca vai perder um dogfight contra um F4
Mmm, sugiro voce desfiar (online) um dos Master do Il-2, como o Felix, o WhisperDeath...

:P

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 44_Santo »

:D :D :D
Sobreviver ainda é o meu primeiro objetivo, ainda estou longe de poder desafiar alguém. :P
BTW, essas táticas são para os mortais, não para os Dick Bong da vida. :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 28_Condor »

S!

O filme abaixo já foi postado pelo Sokol em 2007. Mostra que na RL era possivel um dog de um F4 contra um Zero:



Eu nunca consegui dogar assim no IL2, além de eu não ser um ás como o Pug vai saber se não está faltando alguma coisa no FM do F4 no IL2 :P

Jogando (com settings fechados of course) o máximo que consegui foi surpreender um zero aqui e ali desde cima (combate vertical), ou num combate horizontal muito bem trimado e calculado para nunca deixar a velocidade cair abaixo do 400kmh.


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 44_Santo »

É isso mesmo que acontece...
Entrar num dogfight com o Zero é só uma questão de tempo para o Zero sair das suas 12 e passar para as suas 6, dogfight é para Zeros, Spitfires, Yak-3 e afins.
Um F4 pilotado pelo Felix contra um Zero pilotado por outro Felix resultaria na fuga do F4 em 10 de 10 vezes porque o cara é experiente, mas insistindo o F4 ainda resultaria em um F4 abatido.
Jimmy Thach wrote:In connection with the performance of the Zero fighter, any success we had against the Zero is not due to the performance of the airplane we fly, but is the result of comparatively poor marksmanship on the part of the Japanese, stupid mistakes made by a few of their pilots and superior marksmanship and teamwork on the part of some of our pilots ...

The deficiency not only prevents our fighter [the F4F] from properly carrying out its mission but it has had an alarming effect on the morale of the fighter pilots in the Fleet at this time and on those who are going to be sent to the Fleet.
A performance nitidamente superior dos Zeros era reconhecida pelos pilotos e abatia o moral deles.
Por isso Jimmy ficou matutando uma maneira de reverter esse quadro e conseguiu.

Porém, no IL-2 é quase impossível fazer isso a não ser que você tenha um amigo que voe junto a você.

Todos os Zeros que abati online foram assim:
Um Zero tenta seguir um F4 que está tentando fugir e eu sigo atrás tranquilamente sabendo que nenhum outro Zero consegue me alcançar, abati de surpresa e nada de dogfight.
Não pode errar a rajada, errou, o Zero vira e você foge. :P :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 21_Sokol1 »

Entrar num dogfight com o Zero
Acho que esse tal de "dogfight" - na acepção da palavra - é coisa de simulador de computador...

Deste a Primeira Guerra Mundial se recomendava aos pilotos mergulhar, atirar e dar o fora, nada de ficar fazendo piruetas no ar.

Veja que o "Pilot note" do Spitfire recomendava ao entrar em combate:

Image

Com relação ao PTO: não me lembro de ter lido nenhum relato de batalhas aéreas em que o Wildcat tivesse sido "massacrado" pelos Zeros, em geral o score foi favóravel ao F4F, mesmo em Wake: 2 Zeros abatidos X 1 Wilcat - o outro único Wildcat então em combate fez um crash landing. Se souberem de algum relato diferente, postem aqui, pro favor.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 44_Santo »

44_Santo wrote: Se souberem de algum relato diferente, postem aqui, pro favor.
Subaru Sakai vs Pug Southerland. :P :D


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 21_Sokol1 »

Bah, isso ai foi combate individual e não batalha e o Jap' envolvido não era um piloto qualquer. :P
É bem provável que neste mesmo dia sobre os céus de Guadalcanal tenha sido abatidos mais Zeros que F4F, como foi praxe durante a campanha.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 44_Santo »

Parece que em Coral Sea 3 Zeros foram abatidos contra 9 Wildcats.
Outros 3 zeros foram perdidos porque não tinham para onde voltar quando o Shoho foi afundado, 3 sobreviveram pousando em Deboyne.
O problema é que nessas batalhas eles contam todos os aviões perdidos, não se importando se foram para flaks ou porque afundaram junto com o PA.
Mas fighter vs fighter a mesa virou em 1942 e as táticas novas tiveram grande contribuição.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 21_Sokol1 »

É, pela Wiki - e pelas citações nela linkadas, nem sempre concordantes - as perdas de caças por combate aéreo nos vários entreveros da confusa batalha do Mar de Coral foram:

===========================
2 F4F derrubados X Nenhum Zero
Nesta ação um F4F não conseguiu plotar o rumo de volta para a TF e ditchou no mar, MIA.
===========================
Nenhum F4F x 2 Zeros derrubados
===========================
3 F4F derrubados x Nenhum Zero
===========================
3 F4F derrubados x 1 Zero derrubado
===========================

Total de 8 F4F perdidos para 3 Zeros. Não considerados os caças abatidos pelos aviões de ataque.

Notar que o alvo das CAP eram os aviões de ataque - torpedeiros e bombardeiros - que na ocasião o Japão perdeu em quantidade. Curiosamente os SBD improvisados em CAP caças tiveram um bom desempenho contra estes tipos. No total os japoneses perderam 90 pilotos experientes contra 35 dos americanos.

BTW-Esta batalha foi a última do A5M Claude, dois operaram a partir do Soho, um foi abatido e o outro ditchou em Deboyne juntamente com outros dois Zeros após o afundamento do CV.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 44_Santo »

Nas outras batalhas não se fala em aviões específicos.
Mas o kill ratio do Zero é conhecido como 12 aviões abatidos para cada Zero perdido até 1942 quando entraram as novas táticas e o novo F4, o que praticamente equilibrou as coisas.
Claro que esse número não reflete diretamente nos F4 porque são considerados todos os tipos de aviões abatidos contra todos os Zeros perdidos.
Mas para comparação, o kill ratio do F4 era de 6 para 1 até 1942, depois disso subiu bastante e terminou a guerra com um kill ratio médio de 7 para 1.
Porém, para os pilotos não importa muito a relação com todos os aviões, mas sim com a sua contraparte inimiga e por isso afetava o moral dos pilotos de caça até 1942.
Colocando um contra o outro da mais de 2 para 1 para os Zeros, o que é bem próximo dos dados de Coral Sea.

Os Zeros então começavam a ficar ultrapassados em 43, em 44 só eram usados por Kamikazes.


Mas esses cenários não são simulados lá no Zekes vs Wildcats, quando entra um mapa dessa época eles tiram rapidinho, porque será? :P :D

Por fim, quem costuma contar a história são os vencedores e não tem muita graça ficar falando o quanto alguns equipamentos inimigos eram superiores, é melhor dizer que, no geral foi uma grande vitória, hehe. :D


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 28_Condor »

S!

O pessoal do red parece não ir bem no Zekes Vs. Wildcat, dá uma olhada no mission stats:

http://www.warbirdsofprey.org/index.php ... dcatsStats

Isso mesmo nos mapas que tem só Ki's ou quando os aliados tem Corsairs :P



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 21_Sokol1 »

Algumas coisas garimpadas em forums "militares":

Em 1941 só ouve um "Zeke x Wildcat", em Wake, onde os 4 Wildcats sobreviventes ao bombardeiro inicial dos G3M - que destruiu os outros 8 - tiveram um desempenho muito bom, inclusive afundando um destroier.

O embate "Zeke x Wildcat" foi mesmo em 1942, quando o kill ratio - considerando apenas os dois tipos - foi de ~ 1:1.

Curioso é que a doutrina da IJN não incetivava o combate individual (dogfight), e sim o combate de energia atuando em grupos.
As of late 1942, USN intel reports noted that it was the *Zeroes* who tended to use boom and zoom tactics v the F4F; both tried to get altitude and energy advantage if they could. That was unsurprising, for this was the Zero's standard tactic in China in pre-Pacific War combat when it was faster than all its opponents. IJN pilots sometimes fell back on earlier individual aerobatic tactics, but the IJN's official doctrine based on experience in China emphasized cooperative quick firing and break away passes by the 3 plane 'shotai'. Their coordination skills were to be honed by such intense training that they didn't need radios to anticipate one another's moves, and that worked with the highly trained 1942 (and actually, 1943 to a still significant extent) IJN pilots.
A famosa "Tatch Wave" foi uma tática difundida mesmo só em final de 1942. É mais um dests mitos da WWII...
~Actually the Navy pilots did OK against the A6M before Jimmy Thach spread the word about the Beam Defense Maneuver. He first tested his theory at Midway and one of the guys in his section did not know what to do as he had not been briefed and his radio was out. Interestingly the first Navy pilots that engaged the A6M at Coral Sea thought it was VSB, (scout bomber) because of it's elongated cockpit. They were astounded by it's performance. Some VSB! They would have liked to have used energy tactics but the Zeros often had the altitude advantage because of the Wildcats being stuck as an escort or because of the F4F's slow rate of climb as an interceptor at Guadalcanal. The IJN pilots did not like to dogfight but their preference was for energy tactics. Lundstrom goes into great detail about this subject in his books. Joe B, I was working on my post while yours was being posted and you stole all my thunder but did it in better style. Attaboy. It is interesting how well the F4F performed versus other contemporary US fighters in the same time period. Probably the worst characteristic of the Wildcat was it's lack of range,(a combat radius from a carrier on internal fuel of only 175 miles) the Zero had twice that.
The Beam Defense Manuever (Thach Weave) was definitely not a widespread 1942 tactic. Lots of websites repeat each other about all kinds of misconceptions, that means zilch. See Lundstrom ("First Team" and "First Team in the Guadalcanal Campaign", but also Frank ("Guadalcanal"), or any of the first hand accounts of the Marine units fighting at Guadalcanal (which represented most of the Zero kills by F4F's in 1942), who did not use that particular tactic. The Thach Weave was a mainly post-1942 tactic.

As far as boom and zoom, if it just means trying to initiate combat with an altitude advantage, then sure, but that's what most fighters usually tried to do, including the IJN as of 1942. It wasn't something limited to the F4F that the Zeroes didn't do also, nor something the F4F did in 1942 that other Allied types didn't try to do too. For example, in the defense of Australia in spring-summer 1942 49th FG P-40's were trying to use 'hit and run' tactics but still only downed around 1/2 as many Zeroes as P-40's lost to Zeroes, better than P-40's had previously done against Zeroes (in Philippines and DEI), but not as well as F4F's did in 1942.

And later in the Guadacanal campaign (still during 1942) Marine units in some cases specifically sought to 'dog fight' Zeroes whose quality of pilots they perceived as having declined. Also, the engagements between carrier based F4F's and carrier based Zeroes in the 4 carrier battles of 1942 gave no particular advantage to the F4F's in establishing superior initial altitude, as some of the Guadalcanal combats did, but the F4F's did about as well in those combats as at Guadalcanal.

Thach Weave was not widely used in 1942, fact. 'Boom and zoom' is a major oversimplification of reason for the F4F's relative success in 1942, IMO.
Em Guadalcanal os japoneses enfrentaram problemas semelhantes do LW na BoB, tinham que operar a 500KM das bases, lutando cansados, contra pilotos voando "sobre suas bases".
Um americano abatido podia voltar ao combate rapidamente, um japones precisava de muita sorte para conseguir uma vaga no "Expresso de Tóquio", e mesmo neste caso levaria um bom tempo para voltar a ação.

A fama de matador do Zero nasceu contra os Hurricanes, Buffalo, P-40... na Malásia, Indias Orientais Holandesas onde os japoneses ainda contavam com o importante fator da superioridade numérica.

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 44_Santo »

B&Z é opinião do cara, mas se você tentar B&Z contra um avião que sobe muito mais que o seu não é muito inteligente, eles usavam H&R, salvo quando a diferença de altitude era muito grande o que nem sempre é possível, principalmente porque todos estão pensando da mesma forma.

A declaração do Jimmy Thach fala diretamente da inferioridade F4 em relação ao Zero, deveria ter algum bom motivo para um líder de esquadrão declarar que isso ainda afetava o moral dos pilotos.
Em Guadalcanal, os F4F faziam H&R mergulhando nos bombardeiros e fugindo logo depois, ignorando os Zeros, para defender era até vantagem estar num F4F.

O negócio engrossa quando você tem que escoltar, porque você não pode correr e deixar os bombardeiros nas mãos dos inimigos.
Wikipédia wrote:On the morning of June 4, 1942, Thach led a six-plane sortie from VF-3, escorting a strike from Yorktown, when they discovered the main Japanese carrier fleet. They were immediately attacked by 15 to 20 Japanese fighters. Thach decided to use his namesake maneuver, marking its first combat usage. Although outnumbered and outmaneuvered, Thach managed to shoot down three Zeros and a wingman accounted for another, at the cost of one Wildcat.
After Midway, Thach was assigned to instruct other pilots in combat tactics. The U.S. Navy pulled its best combat pilots out of action to train newer pilots, while the Japanese kept their best pilots in combat.


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Como sobreviver no PTO

Post by 28_Condor »

S!
The U.S. Navy pulled its best combat pilots out of action to train newer pilots, while the Japanese kept their best pilots in combat.
Essa foi a principal razão do sucesso americano: como sempre, its the manegement, stupid :lol:

Os Wild eram construidos numa escala muito maior, protegiam muito melhor seus pilotos, por isso retornavam ao combate, e num esquema de rodizio bem esquematizado. Os japoneses perdiam seus pilotos numa taxa relampago devido a uma filosofia meio insana de sacrificio pessoal.



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply