S!
Encontrei informações a respeito deste bomber e confesso que não o conhecia. Ainda não havia lido nada a seu respeito.
Bela aeronave.


Duas dicas:
- Não é uma aeronave alemã, mas seus motores são.
- Seu fabricante ainda continua na ativa.
SP!
SP!Nós frequentemente nos esquecemos de que muitos países neutros estiveram produzindo sua própria defesa, e de que alguns produziram seu próprio avião de combate. Este era o caso da Suécia durante a SGM onde a Saab (originalmente Svenska Aeroplan Aktiebolaget AB) depois de uma fusão com outras companhias de aviação em 1939, construiu seu próprio avião de combate. O Saab 18 era um bombardeiro médio, de reconhecimento e ataque, projetado para substituir os envelhecidos Junkers Ju 86s comprados da Alemanha. O Saab B 1Å foi colocado em serviço em 1944, movido por dois motores Wright R-1830. O modelo 18 foi projetado para motores mais poderosos Daimler-Benz, e a versão de bombardeiro do T 18B foi equipada com os motores do DB 605. O modelo T 18B foi projetado para carregar torpedos mas acabou sendo armado com um canhão de 57 milímetros e dois de 20 milímetros, mais foguetes air-terra, sendo utilizado no ataque ao solo. O último Saab 18s não foi retirado de serviço da força aérea sueca até o final dos anos 50. A produção de Saab 18s totalizou 244 aviões, sendo que aproximadamente 61 são T 18Bs.