Weiss, você tem razão. Não se pode partir para um linchamento moral nem exagerar na culpa que os pilotos eventualmente tenham. Ter feito merda não vai transformá-los em assassinos sanguinários.
Mas que me enche a paciência ver a "pose de buana na selva" daquele repórter, isso enche. Como disse antes, esses caras não tem a fama de arrogantes à toa.
O cara é bem tratado pelas autoridades (nada mais que a obrigação) e diz que se sentiu ameaçado pois foi interrogado e passou por um exame de corpo de delito (procedimento padrão). Queria o que? Passar por um acidente com 154 mortos e receber um bom dia com um tapinha nas costas? Estranhar isso mostra uma ignorância tremenda para um jornalista.
Isso sem falar na lógica empregada por ele: pilotos americanos são heróis, não podem ter errado. Já os brasileros só podem ser culpados, por isso seu controle de tráfego deve ser um lixo.
Qual a base para ele dizer isso? Nenhuma.
O controle de tráfego pode ter sua cota de responsabilidade no acidente, mas não há nada que sustente a afirmação do repórter, exceto a premissa básica de "americano nunca tem culpa".
Isso para não falar na "indignação" dele e de outros americanos com a "detenção" dos pilotos. Até parece que os caras estão jogados em algum calabouço quando na verdade apenas não podem sair do país e esperam hospedados em um hotel. A impressão que o cara passa é que os pilotos estão como o personagem de "O expresso da Meia-noite".
Condor, nesse caso a reação é tipicamente humana. Veja esse comentário do copiloto daquele vôo da Varig que caiu na Amazônia em 1989:28_Condor wrote:
Bom, quanto aos pilotos, com certeza não foi de propósito, mas também agir como se não fosse com eles é um pouco desumano... quando por erro alguém tira a vida de uma pessoa deve pelo menos se arrepender do que fez...
SP!
Reportagem completa aqui.
´Os pilotos americanos são os culpados. É comum avião desse porte mudar o plano de vôo para ir mais alto e mais rápido. Só acho bobagem essa história de que eles desligaram o transponder, porque não tinham motivo para colocar em risco a própria vida. Só voaram mais alto do que deveriam mesmo. Aí deu algum problema no equipamento deles e a base não avisou a tripulação da Gol também, como deveria ter feito. Mas esses pilotos vão morrer negando, culpando o sistema de controle aéreo brasileiro. É da natureza das pessoas que fazem barbeiragem no ar. Na cabeça deles, não são culpados. O piloto do meu último vôo fez assim. Matou aquelas pessoas todas e nunca assumiu sua culpa, disse que o problema foi o plano de vôo da Varig.´