O que aconteceu com o vôo 1907?

Aviação real no Brasil e no Mundo.
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!

Weiss, você tem razão. Não se pode partir para um linchamento moral nem exagerar na culpa que os pilotos eventualmente tenham. Ter feito merda não vai transformá-los em assassinos sanguinários.

Mas que me enche a paciência ver a "pose de buana na selva" daquele repórter, isso enche. Como disse antes, esses caras não tem a fama de arrogantes à toa.

O cara é bem tratado pelas autoridades (nada mais que a obrigação) e diz que se sentiu ameaçado pois foi interrogado e passou por um exame de corpo de delito (procedimento padrão). Queria o que? Passar por um acidente com 154 mortos e receber um bom dia com um tapinha nas costas? Estranhar isso mostra uma ignorância tremenda para um jornalista.

Isso sem falar na lógica empregada por ele: pilotos americanos são heróis, não podem ter errado. Já os brasileros só podem ser culpados, por isso seu controle de tráfego deve ser um lixo.

Qual a base para ele dizer isso? Nenhuma.

O controle de tráfego pode ter sua cota de responsabilidade no acidente, mas não há nada que sustente a afirmação do repórter, exceto a premissa básica de "americano nunca tem culpa".

Isso para não falar na "indignação" dele e de outros americanos com a "detenção" dos pilotos. Até parece que os caras estão jogados em algum calabouço quando na verdade apenas não podem sair do país e esperam hospedados em um hotel. A impressão que o cara passa é que os pilotos estão como o personagem de "O expresso da Meia-noite".
28_Condor wrote:
Bom, quanto aos pilotos, com certeza não foi de propósito, mas também agir como se não fosse com eles é um pouco desumano... quando por erro alguém tira a vida de uma pessoa deve pelo menos se arrepender do que fez...

SP!
Condor, nesse caso a reação é tipicamente humana. Veja esse comentário do copiloto daquele vôo da Varig que caiu na Amazônia em 1989:

´Os pilotos americanos são os culpados. É comum avião desse porte mudar o plano de vôo para ir mais alto e mais rápido. Só acho bobagem essa história de que eles desligaram o transponder, porque não tinham motivo para colocar em risco a própria vida. Só voaram mais alto do que deveriam mesmo. Aí deu algum problema no equipamento deles e a base não avisou a tripulação da Gol também, como deveria ter feito. Mas esses pilotos vão morrer negando, culpando o sistema de controle aéreo brasileiro. É da natureza das pessoas que fazem barbeiragem no ar. Na cabeça deles, não são culpados. O piloto do meu último vôo fez assim. Matou aquelas pessoas todas e nunca assumiu sua culpa, disse que o problema foi o plano de vôo da Varig.´
Reportagem completa aqui.
Hades

Post by Hades »

:s:

Weiss concordo em parte com as suas palavras, porém ninguém aqui está condenando os pilotos americanos só por serem americanos e terem o governo que têm.

Quanto ao nosso Governo (Entende-se como Governo os 3 poderes), cada um tem a sua opinião, e neste caso nem o nosso Governo nem os dos EUA, estavam pilotando o Legacy.

Quanto aos pilotos do Legacy a cada prova técnica mostrada, derruba cada vez mais o depoimento deles.

Arriscar a vida deliberadamente realmente não arriscariam, ainda mais se soubessem que estariam em uma rota de colisão, porém... cade ressaltar que o simples fato de não cumprirem o plano de vôo é um erro, mesmo que por ignorância, negligência, arrogância ou qualquer outro ância..., colocaram suas vidas em risco, as dos passageiros do Legacy, bem como acabaram com a vida de 154 pessoas.

Apesar dos pesares e das contradições nós somos um país sobrerano temos nossas leis, extrangeiro que infringir nossas leis dentro de território nacional deve ser punido sob nossas leis.

O que não pode é sujeito vir da pitaco errado, falar que nosso controle de tráfego aéreo é péssimo, sem conhecimento de causa, que pilotos americanos não deveriam sobrevoar países que poderiam ser presos (feito coisa que não aconteceu nada e que 154 pessoas não moreram por conta disso), insuflar a opinião pública americana contra o Brasil, levando-a a acreditar que os direitos dos "cidadãos americanos" (babaquice pura) não estão sendo respeitados, e que eles estão presos arbitrariamente, e olha que nem presos estão, só estão impedidos de deixar o país.

Te garanto que se eles fossem Chilenos, Russos, Ingleses, Mexicanos, Árabes... Teriam em nosso país o mesmo tratamento que estão tendo os dos pilotos do Legacy, agora te pergunto, será que pilotos de outros países teriam o mesmo tratamento lá nos EUA?

Abraços
SP!
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42_Hildebrand
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Post by 42_Hildebrand »

S!


Versão que corre na internet:

http://g1.globo.com/Noticias/0,,IIF661-5598,00.html

SP!
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!

Notícia do Estadão.com:

http://www.estado.com.br/editorias/2006 ... 9.30.1.xml

Confirmaria algumas idéias que discutimos outro dia no rádio, inclusive a respeito do trem de pouso baixado.

SP!
JRRJ

Post by JRRJ »

Pessoal,

Já discutimos muito tudo o que pode ter acontecido no acidente. Varias suposições, muitas prováveis etc...

Mais esquecemos de discutir uma coisa incrível que é o impacto do Legacy com o boing da gol.

Como pode o legacy com as avarias que todos nós vimos ter derrubado um boing? Só o winglet e o profundor ligeiramente avariado?

Alguem tem alguma teoria de que parte sensível do boing poderia ter sido atingida para que ele sofresse essa perda de controle?

Convenhamos que os danos no legacy foram irrisórios. Como ele pode derrubar um boing?
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08_Goose
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Post by 08_Goose »

S! JRJR


A velocidade de impacto foi de aproximadamente 1.600km/h ... pegando na parte mais fragil da asa ( a ponta ), uma winglet daquela deceparia facilmente. E pelo visto, essa parte da asa, vôou pra empenagem, desencadeando esta terrivel tragédia


SP!
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!

Completando o que disse o Goose, nem precisa decepar a asa, basta enfaquecer.

As asas são projetadas para suportar tensões extremas (elas envergam muito em vôo sem se romper) mas se forem enfraquecidas não resistirão a tensões que normalmente suportariam. Então, mesmo que o winglet do Legacy não cortasse a asa do Boeing por si só, a pressão do ar terminaria o serviço e arrancaria a asa.

Talvez um dano no profundor tenha sido a gota d'água, mas talvez nem tenha acontecido: perdendo alguns metros da ponta de uma asa a 10 km de altura e 800 km/h a repentina diferença de sustentação entre os dois lados da aeronave poderia levar a um parafuso irrecuperável mesmo com o conjunto de calda (estabilizador vertical, horizontal, leme e profundores) em bom estado.

SP!
JRRJ

Post by JRRJ »

Goose,

A velocidade é fato comprovado e acredito ser dificil danificar uma superficie de controle do boeing que poderia causar esse acidente principalmente vendo os danos do legacy.

Será que pode ter pego em uma parte hidráulica importante?

08_Goose wrote:S! JRJR
A velocidade de impacto foi de aproximadamente 1.600km/h ... pegando na parte mais fragil da asa ( a ponta ), uma winglet daquela deceparia facilmente. E pelo visto, essa parte da asa, vôou pra empenagem, desencadeando esta terrivel tragédia
SP!
*em tempo, escrevi errado: Boeing é o correto.
JRRJ

Post by JRRJ »

Tupan,

Com os danos do legacy que todos viram, acho pouco provável.

Caramba, onde o legacy deve ter pegado?. Não da pra acreditar mesmo!

37_Tupan wrote: As asas são projetadas para suportar tensões extremas (elas envergam muito em vôo sem se romper) mas se forem enfraquecidas não resistirão a tensões que normalmente suportariam. Então, mesmo que o winglet do Legacy não cortasse a asa do Boeing por si só, a pressão do ar terminaria o serviço e arrancaria a asa.
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09_Guerra
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Post by 09_Guerra »

Pessoal, aerodinâmica. Basta ter pego na ponta da asa que já desestabiliza o avião, e vai se entrou em um stol de alta velocidade, ou pelo impacto danificou a asa e causou algum efeito em cadeia, realmente ninguem de nós sabe ainda, basta esperar mais detalhes ...
SP!

Jambock__09 Guerra
Conhecimento é poder. Ter paciência para alcançá-lo é fundamental.
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!
JRRJ wrote:Tupan,

Com os danos do legacy que todos viram, acho pouco provável.

Caramba, onde o legacy deve ter pegado?. Não da pra acreditar mesmo!
É como disse o Guerra, JR. Basta triscar uma das asas...

SP!
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32_Mariocar
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Post by 32_Mariocar »

32_Mariocar wrote:Apenas uma suposição. Seria possível o Legacy ter arrancado parte da asa do Boeing e desse modo ele ter caído em parafuso (segundo testemunhas do local) ?

:-?

Será?
SP!
Mariocar
Hades

Post by Hades »

:s:

Eu agora estou esperando só divulgarem os resultados das perícias nas caixas preta do Legacy e do Boeing.

Nem sei se já acharam o cilindro da caixa de voz do Boeing, já acharam?

Abraços
SP!
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11_Aerroc
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Post by 11_Aerroc »

Em resposta ao Hades, já acharam, sim. Estava 20cm abaixo do solo e foi encontrado com o uso de detectores de metais.

Pra quem não tem idéia de como é o resultado obtido, aqui está os resultados da análise feita no voo TAM 402, daquele Fokker100 que matou 99 pessoas após decolar de Congonhas.
http://www.youtube.com/watch?v=3lQOuHSodj0
Momentos de desespero... :-(

Aqui há imagens (algumas fortes!)
http://painel-urbano.blog.uol.com.br/fotos/


Nesta terça-feira próxima, 31/10, completarão 10 anos deste acidente.
:s: :s:


Pra quem não lembra, a causa foi um defeito que acionou o reverso do motor direito logo após a aeronave sair do solo.
Aqui vai um texto muito 'interessante' sobre este acidente
O maior acidente em área urbana do Brasil ocorreu no dia 31 de outubro de 1996 com um Fokker 100 da TAM. Noventa e nove pessoas morreram. O vôo 402 saiu do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro, às 8h26. Foram apenas 25 segundos da decolagem à explosão, dois quilômetros adiante. O avião se chocou sobre diversas casas no Jabaquara, zona sul paulistana.

Três pessoas em solo foram atingidas e morreram carbonizadas, assim como todos os 96 ocupantes do aparelho. A causa inicial foi a abertura do reverso — peça que serve para frear o avião durante o pouso jogando o fluxo do jato para a frente — em pleno ar em função de uma falha de projeto.


Mas quem ou o quê realmente derrubou o Fokker da TAM?

O professor de Engenharia aposentado Fernando Lobo Vaz de Mello que perdeu um filho, também engenheiro, de 27 anos, no vôo 402 da TAM, nunca se conformou com a conclusão de que o avião foi derrubado por um relé defeituoso que acionou a reversão de uma turbina na hora da decolagem. Pesquisou os relatórios oficiais sobre o acidente (recorreu à Justiça para obter uma cópia, censurada pelas autoridades) e chegou à conclusão de que o Fokker da TAM teria subido se os pilotos tivessem seguido o manual.

O professor Mello divulgou um estudo por ele realizado sobre o acidente. Seus pontos mais importantes:

“Após uma pesquisa detalhada desse documento, obteve-se um conjunto de dados que mostra o que realmente aconteceu no vôo 402 e que ultrapassa a meia verdade de um simples relé defeituoso. Durante a operação de taxiamento do vôo 402, a aeronave emitiu dois alarmes sonoros indicativos de problemas, ignorados pela tripulação, o mesmo acontecendo quando pela terceira vez soou um alarme na cabine, durante o início da corrida de decolagem. Caso a tripulação tivesse considerado quaisquer desses alarmes, teria condição de retornar e estacionar a aeronave com segurança. Imediatamente após a decolagem, o relé defeituoso causou uma abertura do reverso do motor direito. Essa anomalia e os procedimentos que a aeronave executa automaticamente para contorná-la, permitindo que o vôo prossiga em segurança, constam no seu manual de operação.

Quando o reverso é inadvertidamente aberto em vôo, a potência do respectivo motor é automaticamente cortada, ficando disponível para a sua operação outro motor, que é suficiente para um vôo seguro, mesmo durante a decolagem.

Contrariando a recomendação de que as ações corretivas de vôo só devem ser tomadas acima de 1000 pés de altura, a tripulação tentou pretensamente solucionar a anomalia causada pela abertura do reverso do motor direito, que não foi por ela reconhecida, abaixo de 1000 pés de altura. A altura máxima atingida durante o vôo 402 foi cerca de 200 pés. A tripulação, para eliminar a ação do travamento automático da alavanca de aceleração do motor defeituoso, forçou essa alavanca três vezes, terminando por romper seu acionamento. Paralelamente à ruptura do cabo, um dos tripulantes diminuiu de maneira inconseqüente a potência do motor esquerdo, o único então em operação normal. O desconhecimento da tripulação sobre o que ocorria culminou na perda de controle da aeronave.”

Nenhum jornal se interessou pelas conclusões do engenheiro.

As vítimas – viúvas, filhos e moradores das casas atingidas – aguardam, até hoje, nove anos depois, pela justa indenização devida pela empresa aérea, que interpõe infindáveis recursos para postergar o pagamento das mesmas, mesmo já condenada em duas instâncias à pagá-la.
fonte: http://www.jorgetadeu.com.br/ac_aconteceuoutubro05.htm
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JRRJ

Post by JRRJ »

O que aconteceu nesse vôo ta cada dia mais dificil de entender...

Nem sei se saberemos a verdadeira causa...

Agora a Folha publica que a torre errou.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 7743.shtml

Mais o ministro da aeronautica ja desmentiu que os reporteres tiveram acesso aos dados.

E agora?... vai demorar...
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